Demetrio Portugal

Gestor Cultural e Curador, Demétrio pesquisa sobre novas expressões culturais relacionadas a arranjos criativos, produção coletiva e inovação – seja na arte contemporânea, mídia arte ou modelos de negócios.

Realiza planejamento estratégico, gestão de redes culturais, e implementação de negócios criativos como Redes culturais, Festivais, Centros Culturais, exposições e eventos de médio e grande porte.

Em Gestão Cultural destacam-se trabalhos como a estruturação e gestão da Rede ALTav de audiovisual expandido (desde 2013), da Matilha Cultural (de 2008 a 2013), da ocupação do Cine Art Palácio pelo festival LOOP de Barcelona (2012 e 2013) e o naOrelha.com.br (de 2003 a 2008) o primeiro site multimídia sobre a música brasileira, entre outros.

Em Curadoria busca formatos contemporâneos que integram diferentes expressões artísticas para explorar novas interações sociais e sensibilização do público. Como o Expressões da Revolução – maior exposição da América Latina sobre a Primavera Árabe (2011 e 2012), Festival Setembro Verde de cinema e arte sobre o meio ambiente (de 2009 a 2013), Elemento Vazado (2011)- sobre a expressão do stencil em São Paulo, entre diversos outros.

www.demetriocultura.net