O Projeto foi constituído por duas ações:
Performances – Narrativas ao vivo:
Artistas e coletivos realizaram seis apresentações de 50min cada, construindo narrativas ao vivo no ambiente imersivo criado na Oca durante o festival Telas.
CANAL 2015:
Uma programação de três horas ininterruptas montada de forma autonoma pelos a integrantes da rede. Reuniu conteúdo das mais diversas categorias como videoarte, video perfomances, video mapping, documentação de intervenções audiovisuais e muito mais.
Dessa forma, o CANAL constitui um dos mais diversos catalogo de projetos realizados pela cena audiovisual experimental do Brasil e que pode ser pesquisada na sua maioria, aqui no site do ALTav
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Artistas iluminam com imagens um horizonte de 120º no interior da Oca. A projeção, que ocupa aprox. 280m2, promove a sensação do Mirante Imersivo e tem co-patrocínio da Spcine e da Secretaria Municipal de Cultura de SP.
/// Programação VJ PERFORMANCE no Happy Hour:
_ Descritivo: Artistas audiovisuais criam narrativas imersivas ao vivo com projeções de grandes proporções. Happy Hour com VJ e som.
_ Horários:
14/11 – 19h às 22h : : Edu Zal & Operário Ribeiro, Laborg e VJ Micra
15/11 – 17h às 20h : : Roger Sodre VJ, Elka Andrello e embolex
/// Programação CANAL
_ Descrição: Videos para o público conhecer a diversidade da produção do adiovisual expandido; novas linguagens e formatos, mapping, intervenções, live cinema e trabalhos em Arte&Tecnologia realizados por integantes da rede ALTav
_ Horários:
13/11 – 14h00 às 22h00
14/11 – 10h00 às 19h00 (e durante intervalos das performances)
15/11 – 10h00 às 17h00 (e durante intervalos das performances)
Com vídeos de Viquitor Burgos, Veruscka Girio, Rodrigo Araujo, Rodrigo Gontijo, Vic Von Poser, Roderick Steel, Pedro Paulo Rocha, Ricardo Palmieri, Lucas Gervilla , Muep Etmo, Lali Krotoszynski, Márcio Vermelho, Mirella Brandi, Nacho Durán, Giuliano VJ Scan, Herbert Baioco Vasconcelos, Giselle Galvão, Eidglas Xavier, Iliana Grinstein, Flavio Barollo, Fernando Timba, Alexis VJ Anastasiou, Almir Almas, Lucca Del Carlo, Dudu Tsuda, Angella Conte, Daniel Seda, Carolina Berger, Larissa Alves, Rogério Borovik, Kika Nicolela Lucas Bambozzi, Fernão Da Costa Ciampa, Charlie Oliveira Caio Fazolin
Produção Executiva: Demétrio Portugal
————————————————————————————-
Um mergulho em novas possibilidades do audiovisual expandido. É esta a sensação que os visitantes do Mirante Imersivo – atividade proposta por integrantes da rede ALT[av] – para ser vista dos terceiro e quarto andares da Oca, no Ibirapuera. A ação de grandes proporções, ocorre de 13 a 15 de novembro e é parte da programação do 2º Festival Internacional de Televisão em São Paulo. As apresentações são feitas por artistas brasileiros reconhecidos e com passagem por festivais nacionais e internacionais.
Utilizando-se de uma estrutura tecnológica de softwares, computadores e projetores de alta resolução e potência, performers audiovisuais misturam música e imagens criando narrativas imersivas ao vivo, as projeções em larga escala cobrem uma área de 250m2. “A proposta é construir um diálogo com o interior de uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer onde paredes e teto são uma coisa só, uma forma única e sintética que traz a sensação de fundo infinito para qualquer lado que se olhe”, observa um dos organizadores do projeto, Eduardo Fernandes.
“A rede ALTav é formada por artistas que trabalham com inovação em diversas áreas do audiovisual que vão muito além das telas. Durante todo o dia e na pausa entre as performances, o público pode assistir à programação do CANAL com videos que apresentam a diversidade da produção da rede como novas linguagens, intervenções, formatos e registro de trabalhos em Arte&Tecnologia” aponta um dos articuladores do ALTav, Demétrio Portugal.
O 2º Festival Internacional de Televisão em São Paulo ocorre entre os dias 9 e 15 de novembro em diferentes espaços da cidade. Além da Oca, ocorrem exibições na Faap, no MIS, Unibes Cultural e MAM.
Fotos: Julieta Benoit